Um fim de semana que era para ser de descanso se transformou em luto em Anápolis, cidade a 55 km de Goiânia. Batista Roberto Ferreira, de 62 anos, faleceu após se engasgar com um pedaço de carne enquanto almoçava em sua residência. Familiares prestaram os primeiros socorros à vítima, que foi rapidamente encaminhada ao hospital.
O incidente ocorreu na tarde de sábado (6/9). No Hospital Estadual de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana), a equipe médica confirmou o engasgo e localizou um fragmento de carne obstruindo a traqueia de Batista. Diante da gravidade da situação, a vítima foi imediatamente entubada, na esperança de reverter o quadro.
Apesar dos esforços da equipe médica, Batista não resistiu e veio a óbito na madrugada de domingo, por volta das 2h. “O caso foi registrado como morte acidental na Central de Flagrantes de Anápolis”, informaram as autoridades, complementando que o corpo foi encaminhado para exames adicionais.
O engasgo é uma emergência que exige ação imediata. Em situações graves, pode levar à asfixia e até à morte. A Manobra de Heimlich, que consiste em compressões abdominais para expelir o objeto, pode salvar vidas em casos de obstrução das vias aéreas por alimentos ou outros corpos estranhos.
Fonte: http://www.metropoles.com