Tocantins em Transição: Vice-Governador Assume e Exonera Servidores Após Afastamento de Wanderley Barbosa

Share

Laurez Rocha Moreira (PSD), agora governador interino do Tocantins, tomou posse após o afastamento de Wanderley Barbosa (Republicanos), que é investigado por supostas fraudes em compras durante a pandemia. A mudança no comando do estado foi oficializada no Diário Oficial, seguindo a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A decisão judicial que afastou Barbosa por seis meses é resultado de uma operação da Polícia Federal (PF) que apura desvios em contratos de aquisição de frangos e cestas básicas. Além do governador, sua esposa, Karynne Sotero Campos, secretária extraordinária de Participações Sociais, também foi afastada por determinação do ministro Mauro Campbell.

Logo após assumir o cargo, Laurez Rocha Moreira promoveu uma ampla reformulação no governo, exonerando 51 servidores do alto escalão. Entre os cargos afetados estão secretarias importantes como Casa Civil, Saúde e Educação, além de comandantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

A Operação Fames-19, que investiga o caso, aponta para um esquema de desvio de recursos públicos estimado em R$ 73 milhões, oriundos de contratos de R$ 97 milhões bancados com emendas parlamentares entre 2020 e 2021. Segundo a PF, os recursos desviados teriam sido utilizados em empreendimentos de luxo, compra de gado e despesas pessoais.

As investigações, que correm sob sigilo no STJ, miram também deputados estaduais e empresários ligados ao fornecimento de alimentos. A PF cumpriu mandados de busca e apreensão no Palácio Araguaia, sede do governo, e na Assembleia Legislativa, além de determinar o bloqueio de bens dos investigados, incluindo a Pousada Pedra Canga, supostamente financiada com o dinheiro desviado.

Fonte: http://www.metropoles.com

Veja também

Posts Relacionados