Sergio Moro fez mais prefeituras que o PT no Paraná

Share

2026 está longe? Que nada, as urnas do último domingo dizem muito!

Quem pensa que a eleição de 2026, para a sucessão do governador Ratinho Junior (PSD) está longe, é bom rever o entendimento. Espertos em política botaram a lupa no primeiro turno das eleições e entendem que o recado diz muito.

Em primeiro aparece o senador Sergio Moro (União Brasil), que garantiu a vitória de aliados em importantes municípios. Do outro, o PT do presidente Lula, que elegeu penas três prefeituras. Até o PSD de Ratinho Junior não teve lá o sucesso que esperava.

Quem mais demonstrou fragilidade eleitoral no Paraná foi o PT, que em 2020 ganhou 8 prefeituras e a partir de 2025 vai administrar três cidades: São João do Triunfo, Santa Maria do Oeste e Paraíso do Norte. Coincidentemente nas três disputas o PT venceu o PSD de Ratinho.

Sergio Moro, ex-juiz da Operação Lava Jato e que aparece como principal nome para 2026, contabilizou a eleição de aliados e marcando posição em diversos municípios do Paraná.

Em Guaíra, cidade símbolo do Marco Temporal do Brasil, Moro se destacou e garantiu a vitória de Gile com mais de 62,3% dos votos, em Paranavaí o apoio do senador foi fundamental para a vitória de Maurício Gehlen com mais de 66,6% dos votos. Em Clevelândia, Rafaela Losi venceu com mais de 53,5% dos votos válidos. Ainda no Sudoeste, o município de Francisco Beltrão teve a vitória de Antônio Pedron, terra do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano. Pedron venceu a disputa com mais de 62% dos votos, contra 25% de Bonetti, do PSD.

Moro também garantiu presença no segundo turno em dois importantes municípios do estado – Londrina e Ponta Grossa. No primeiro, Tiago Amaral passou para o segundo turno como amplo favorito com mais de 42,6%, contra a Professora Maria Tereza, que recebeu 23,6% dos votos no primeiro turno.

Em Ponta Grossa, Sergio Moro garantiu no segundo turno a aliada e atual prefeita Elizabeth Schmidt que recebeu 27,5% dos votos, quase o mesmo percentual de Mabel Canto.

Já o PSD de Ratinho Junior, perdeu em 87 cidades onde participou do pleito, o que representa um fracasso em pelo menos 65% dos municípios onde tentou emplacar aliados.

“Nem na terra natal, Jandaia do Sul, Ratinho Junior saiu vencedor, curiosamente mostrando mais fragilidade”, comentou uma fonte consultada pelo site.

Veja também

Posts Relacionados