Ponte de Guaratuba mantém ritmo acelerado de obras até de madrugada; veja imagens

Share

A passarela só conseguiu atingir 60% de execução em pouco mais de um ano porque conta com um fator primordial e inédito em obras desse porte no Paraná: o turno noturno

A Ponte de Guaratuba só conseguiu atingir 60% de execução em pouco mais de um ano porque conta com um fator primordial e inédito em obras desse porte no Paraná: o turno noturno. Mesmo sem o suporte da luz natural, a obra mantêm ritmo acelerado do pôr-do-sol até a madrugada, recomeçando no raiar do sol com tudo.

Para a engenheira Janice Kazmierczak Soares, diretora técnica do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão responsável pela gestão da obra, a atividade noturna é crucial em função da programação estipulada para a construção. Ela visitou a obra nesta quinta-feira (03). O canteiro de trabalho estava com trabalhos acelerados mesmo com a chuva constante e o frio que marcaram a semana no Litoral.

“O turno noturno nessa obra é importante porque nós temos um prazo contratual que é desafiador, esse prazo é necessário que alguns serviços sejam feitos à noite”, afirma. “Enfrentamos chuva, frio e condições desafiadoras, mas mantemos o ritmo”.

Há atividades realizadas no período noturno que são mais específicas, conforme o projeto toma forma. Nesse momento, por exemplo, os trabalhos estão na execução dos balanços sucessivos. “Durante a noite é feito todo o trabalho de armação das ferragens. Durante o dia tem muita movimentação de carga, de materiais sendo transportados. Então, além dos serviços específicos de perfuração e na parte estaiada, à noite é feito também esse trabalho de preparar tudo para que no dia seguinte a produtividade seja maior”, complementa.

Segundo o engenheiro civil Gabryel Henrique Malanote Peixoto, responsável pela produção noturna dentro do consórcio que executa a obra, apenas dois tipos de trabalho são deixados de lado quando anoitece: os serviços de terraplanagem e de contenções. Os demais ocorrem conforme o planejamento. São ações como a cravação de camisa e escavação de estacas, montagem de fôrma, armação e concretagem de peças estruturais.

Leia a íntegra da matéria e veja fotos na AEN

Veja também

Posts Relacionados