PF Revela: Bolsonaro Buscou Ajuda de Advogado de Trump Para Suavizar Críticas a Tarifa Americana

Share

A Polícia Federal (PF) revelou nesta quarta-feira (20/8) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) buscou a orientação do advogado Martin de Luca, profissional que presta serviços para a Rumble e o Trump Media & Technology Group. O objetivo era elaborar publicações nas redes sociais a respeito da imposição de tarifas sobre produtos brasileiros pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A informação consta em mensagens trocadas entre Bolsonaro e o advogado.

De acordo com as mensagens, Bolsonaro solicitou a Luca que o auxiliasse na criação de uma nota para suas redes sociais. O teor da publicação visava agradecer a Trump pelo anúncio da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. O ex-presidente expressou o desejo de que a mensagem contivesse elogios ao líder americano, ressaltando que “a liberdade está muito acima da questão econômica”.

Em um trecho da mensagem de áudio enviada ao advogado, Bolsonaro diz: “Martin, peço que você me oriente também… como proceder. Eu fiz uma nota, acho que eu te mandei… elogiando o Trump, falando que a questão de liberdade tá muito acima da questão econômica… Me orienta uma nota pequena da tua parte, que eu possa fazer aqui, botar nas minhas mídias, pra chegar a vocês de volta aí”. Em resposta, De Luca prometeu enviar um resumo com sugestões para “melhorar a comunicação em relação ao tarifaço”.

As investigações da PF indicam que a troca de mensagens demonstra uma suposta atuação de Bolsonaro “de forma subordinada a interesses de agentes estrangeiros”. Além disso, o ex-presidente e seu filho, Eduardo Bolsonaro (PL), foram recentemente indiciados pela PF sob acusações de coação no processo do golpe de Estado e abolição do Estado democrático de direito.

A PF também aponta que ambos estariam atuando junto ao governo dos EUA para obter retaliações contra autoridades brasileiras, numa tentativa de interferir no julgamento de Bolsonaro. O ex-presidente é apontado como líder de uma organização criminosa que teria tentado realizar um golpe de Estado no Brasil em 2022.

Fonte: http://www.metropoles.com

Veja também

Posts Relacionados