Uma nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (25/08), lança luz sobre a percepção dos brasileiros em relação a uma possível aplicação da Lei Magnitsky ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Os resultados apontam para uma divisão acentuada na opinião pública.
De acordo com o levantamento, 49% dos entrevistados consideram injusta a imposição de sanções previstas na Lei Magnitsky contra o ministro. Em contrapartida, uma parcela considerável, representando 39% dos participantes, avalia a medida como justa. A pesquisa revela, portanto, um debate acalorado em torno da atuação de Moraes e suas implicações internacionais.
É importante ressaltar que 12% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder à questão, demonstrando uma possível hesitação ou falta de informação sobre o tema. A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 13 e 17 de agosto. Possui nível de confiança de 95% e margem de erro de dois pontos percentuais.
Os dados da pesquisa oferecem um panorama da complexa relação entre a atuação do STF, a opinião pública e as possíveis repercussões internacionais. O debate em torno da Lei Magnitsky e sua potencial aplicação a figuras públicas brasileiras certamente continuará a gerar discussões e análises aprofundadas.
Fonte: http://www.metropoles.com