Elaborado pela Vinopar, em parceria com o Viaje Paraná e a Secretaria da Agricultura e Abastecimento, o roteiro do mapa passa por 18 vinícolas qualificadas distribuídas em 15 municípios. Do total de vinícolas, 13 ofertam visitas guiadas
O novo Mapa do Enoturismo Paranaense teve sua versão online disponibilizada nesta semana e pode ser acessada no site do Viaje Paraná, órgão de promoção do turismo do Estado. A versão impressa, também já pronta, será distribuída nas vinícolas ligadas à Associação de Vitivinicultores do Paraná (Vinopar) e será levada a feiras e exposições de turismo, nacionais e internacionais, como material de promoção do Paraná.
Elaborado pela Vinopar, em parceria com o Viaje Paraná, órgão de promoção do turismo do Estado, e a Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SEAB), o novo mapa valoriza vinhos estaduais e visitas de turistas a propriedades que cultivam uva e produzem itens derivados da fruta.
O roteiro passa por 18 vinícolas qualificadas distribuídas em 15 municípios, abrangendo Curitiba e Região Metropolitana, Oeste, Sul, Sudoeste, Norte Pioneiro, Noroeste, Campos Gerais e Norte do Paraná. Nos locais, é possível conhecer rótulos especiais e até mesmo premiados, entre vinhos de mesa, finos, espumantes, sucos e derivados.
Das 18 vinícolas, 13 ofertam visitas guiadas pelos espaços, proporcionando aos turistas um maior contato com várias etapas da produção do vinho, dos parreirais à taça. De maneira didática, o mapa também destaca os locais que contam com restaurantes, wine gardens (piquenique), lojas, degustações, espaços de eventos e até mesmo hospedagem, tornando a experiência ainda mais confortável e imersiva.
As vinícolas que estão no mapa são: Araucária (em São José dos Pinhais); Bodega Constantini (Porto Amazonas); Cooperante (Campo do Tenente); Durigan (Curitiba); Fardo (Quatro Barras); Franco Italiano (Colombo); Legado (Campo Largo); Vô Vito (São José dos Pinhais); Zanlorenzi (Campo Largo); Guaravera (Londrina); La Dorni (Bandeirantes); Crevelim (Maringá); Paschoeto (Maringá); Casa Carnasciali (Apucarana); Betiato (Francisco Beltrão); RH (Mariaópolis); Bertoletti (Bituruna); e Di Turra (Santa Helena).
“O enoturismo é uma vertente do turismo gastronômico, porém, por conta de seu alcance, consegue ter características próprias. O Paraná conta com um grande potencial quando se trata desse tipo de produção, sendo uma referência em qualidade e exclusividade, com vinícolas que carregam uma história”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.
“Com o mapa atualizado, fomentamos um fluxo de visitantes que já existe, além de poder levar esse material para feiras no Brasil e Exterior, atraindo mais turistas e amantes dessa cultura para os nossos municípios”, completou.
Leia a íntegra da reportagem no site da AEN