Maurício Lense fala em caos administrativo em Guaratuba

Share

O prefeito fez o relato na manhã desta sexta-feira (10)

Na manhã desta sexta-feira (10), em coletiva de imprensa realizada no casarão Marcílio Dias, o prefeito Maurício Lense elencou uma série de problemas e, supostas, inúmeras irregularidades administrativas, oriundas da administração anterior, adiantou o Portal da Cidade de Guaratuba.

Conforme o prefeito, não há condições sequer de aquisição de materiais básicos para quaisquer serviços municipais. Em decorrrência disso, houve a publicação de um decreto de emergência administrativa, a fim de que recursos sejam enviados à cidade de forma imediata e contratações de serviços essenciais sejam realizadas.

No Decreto nº 26.292, publicado nessa quinta-feira (9), foram citadas: a situação extremamente precária da frota de veículos, máquinas e equipamentos; vultosa dívida com a previdência municipal; nomeação de servidores concursados no “apagar das luzes” do governo municipal anterior, falta de critério na concessão de gratificações a servidores efetivos, entre outros assuntos.

O maior problema, de acordo com os componentes do atual governo que estavam no local, foi a não migração correta de dados do sistema de informática anterior para o atual, o que ocasionou uma inadequada prestação de contas ao Tribunal de Contas do Estado, desde março de 2024, o que impede a emissão de certidões obrigatórias e, consequentemente, o recebimento de emendas e a celebração de convênios a níveis federais e estaduais. 

Ainda de acordo com Maurício Lense, o Governo do Estado prestará o apoio necessário, em todos as áreas, para que a situação, neste momento, seja, ao menos, minimizada.

Também fizeram parte do evento, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo de Borba; o secretário de Finanças, Jean Colbert Dias; e o procurador geral, Leonardo Luis da Silva.

Novas contratações

Apesar da decretação do estado de emergência administrativa o novo governo nomeou mais de 50 cargos em comissão muitos deles com parantescos de apoiadores da atual base de vereadores.

Veja também

Posts Relacionados