A trajetória musical de Hermeto Pascoal, encerrada recentemente aos 89 anos, culminou em uma emocionante homenagem à sua esposa, Ilza Souza Silva. O álbum “Pra você, Ilza”, lançado em memória dos mais de 40 anos de união do casal e seus seis filhos, foi agraciado com o Grammy Latino 2024 na categoria de Melhor Álbum de Jazz, celebrando um legado de amor e criatividade.
Ilza, que faleceu em 2000 após lutar contra o câncer, foi a musa inspiradora do multi-instrumentista. O casal se conheceu em Recife, para onde Hermeto se mudou em busca de oportunidades musicais. A dedicação e o afeto de Hermeto por Ilza transcenderam décadas, culminando nesta tocante homenagem musical.
Gravado em fevereiro de 2024, 24 anos após a morte de Ilza, o álbum apresenta 13 composições inéditas, selecionadas a partir de anotações pessoais do artista. As faixas, incluindo títulos como “Ilza”, “Ilzinha”, “Menina Ilza” e “Ilza Nova”, revelam a profundidade da conexão entre Hermeto e sua amada.
Em entrevista à Billboard Brasil, Hermeto expressou a influência de Ilza em sua vida e obra: “Ela tinha o gosto de fazer o almoço, de convidar e de escutar as pessoas. Ela criava misturas e era como eu fazendo música: não tinha repetição, sempre criação. Ela fazia comida como eu faço música”.
A morte de Hermeto Pascoal, ocorrida em um hospital no Rio de Janeiro, deixa um vazio na música brasileira e internacional. O artista, que aprendeu a tocar acordeon, flauta e pandeiro ainda na infância, deixa seis filhos, 13 netos e 10 bisnetos. Sua partida foi comunicada em suas redes sociais, celebrando sua vida e obra.
Fonte: http://www.metropoles.com