Haddad Busca Solução para Tarifas dos EUA em Reunião Decisiva com Secretário do Tesouro

Share

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, indicou que se reunirá ainda esta semana com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, para discutir e tentar solucionar as tarifas impostas pelos EUA a produtos brasileiros. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (4/8), gerando expectativa no cenário econômico nacional.

Haddad enfatizou, em entrevista à Band News FM, que a reunião é crucial para reverter o impacto das tarifas. Ele explicou que a demora na marcação do encontro se deveu à agenda complexa do secretário americano, dificultando a conciliação de horários.

“Desde a semana passada, eles manifestaram interesse em marcar essa primeira reunião ainda esta semana. Que não é a primeira, pois conversamos em maio, quando a tarifa estava em 10%”, afirmou Haddad. “Creio que essa semana vamos poder conversar. A Fazenda anseia por esse encontro já há algumas semanas”.

Questionado sobre a pauta da reunião, Haddad destacou a mudança drástica no cenário com o aumento da tarifa para 50%. O ministro acredita que a questão se tornou politizada e que o governo brasileiro está trabalhando para reverter essa situação.

“O comércio internacional não pode ser utilizado para interesses eleitorais de um país que quer ver o nosso país governado por forças que querem entregar as riquezas nacionais”, comentou Haddad, defendendo a soberania nacional em relação a temas como terras raras, minerais críticos e regulação de big techs.

Em um contexto mais amplo, o presidente dos EUA, Donald Trump, sinalizou abertura para diálogo com o presidente Lula. Lula, por sua vez, respondeu que sempre esteve aberto ao diálogo, mas que espera respostas sobre as novas tarifas.

Fonte: http://www.metropoles.com

Veja também

Posts Relacionados