Eleições 2026: deputado de oposição, Requião Filho aparece à frente de governistas no Paraná

Share

Uma das pautas que o deputado tem reforçado é a urgência na redução de impostos para a indústria e empresas paranaenses

O deputado estadual Requião Filho (PDT) aparece à frente de todos os possíveis candidatos ligados ao Palácio Iguaçu na mais recente pesquisa de intenção de voto para o Governo do Paraná em 2026, divulgada nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Neokemp. O levantamento reforça seu protagonismo como a principal liderança de oposição no estado e o único nome progressista que não apoia a polarização política no país.

Sem apoio das atuais forças políticas e distante dos extremos ideológicos, Requião Filho se consolida como a única opção progressista com capacidade real de articulação e construção de um novo projeto para o Paraná. O deputado tem reforçado um discurso contra a subserviência a interesses externos e a necessidade de projetos concretos para o desenvolvimento do estado.

“Somos os únicos pensando em um plano, um planejamento de Estado para além dos discursos e das redes sociais. Um Paraná com estrutura, com logística e competitivo. Não queremos ser supermercado de ninguém! Não estamos à venda! Queremos ser um Estado forte, uma potência, um exemplo”, afirmou.

Com relação ao resultado da pesquisa, Requião Filho – que aparece em segundo lugar nesse e em levantamentos anteriores – acredita que existe um inchaço proposital na quantidade de nomes das questões estimuladas, forçando o aparecimento de pessoas do mesmo grupo político.

Redução de impostos – Uma das pautas que o deputado tem reforçado é a urgência na redução de impostos para a indústria e empresas paranaenses. Segundo ele, a ausência do apoio do governo intensifica as dificuldades na geração de empregos.

“Tão certo quanto a Terra ser redonda e as vacinas salvarem vidas, é a importância de o Estado incentivar a geração de empregos. A Indústria produzindo gera benefícios a longo prazo, contribuindo para o desenvolvimento consistente da nossa economia. O governo do Paraná precisa ser um incentivador de crescimento e não mais um empecilho para quem quer produzir”, explica.

Com um discurso que navega entre o diálogo com o trabalhador e o empresariado, Requião Filho defende a ideia de um Estado necessário, que promove justiça social, faz a gestão transparente dos recursos e não é um grande cabide de empregos. Seu posicionamento tem ganhado espaço entre eleitores que rejeitam o extremismo político e desejam uma alternativa sólida e coerente para o Executivo paranaense.

Combate à corrupção – o deputado também defende o combate à corrupção como uma das principais necessidades de atenção no governo do Paraná. Ele defende que o Paraná precisa ser protagonista na transparência da gestão pública, não apenas performar para propagandas de governo.

Na Assembleia Legislativa (Alep), Requião Filho é autor do projeto que obriga que acordos envolvendo deputados estaduais, secretários de Estado, governador, membros do Judiciário, do Ministério Público e do Tribunal de Contas sejam comunicados à Alep (400/2024). Da mesma forma, é o autor da proposta que determina que deputados que concorrem a cargos na Mesa Diretora da Assembleia devem assinar um termo de compromisso declarando não possuir acordos com o MP (02/2024). Ambas as iniciativas estão paradas na Alep, sem previsão de serem discutidas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Veja também

Posts Relacionados