O senador Marcos do Val (Podemos-ES) voltou a desafiar as medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao realizar uma nova transmissão ao vivo em seu canal no YouTube neste domingo (24/8). A ação configura mais um descumprimento da ordem judicial que o proíbe de utilizar redes sociais, seja diretamente ou por intermédio de terceiros.
Essa não é a primeira vez que o senador ignora a determinação judicial. Na última sexta-feira (22/8), Do Val já havia promovido outra live, expondo a tornozeleira eletrônica que usa por decisão do STF. O senador é investigado por suposta obstrução de Justiça no inquérito que apura os atos antidemocráticos de 8 de janeiro.
Durante a transmissão de cerca de uma hora e meia, Do Val exibiu um presente que, segundo ele, foi enviado por autoridades americanas em uma aeronave proveniente de Washington, com a suposta dispensa de fiscalização da Alfândega brasileira no desembarque em Brasília.
Em tom de desafio, Do Val atacou o ministro Alexandre de Moraes, questionando a legalidade das medidas restritivas. “Alexandre de Moraes tem a cara de pau e, para não dizer, a burrice de botar uma tornozeleira eletrônica num senador da república limpíssimo, sem rabo preso, sem histórico de crime nenhum”, disparou o senador durante a live.
O senador também questionou a base legal da decisão que o impede de se manifestar nas redes sociais, acusando Moraes de censura e de violar a Constituição. Ao ser questionado pelo Metrópoles, Do Val se limitou a perguntar se a censura é permitida pela Constituição. Ele ainda mencionou estar residindo em um apartamento funcional, com o apoio de outros senadores para evitar o corte de energia.
Fonte: http://www.metropoles.com