Com início em 24 de março, Festival de Curitiba deve atrair mais de 200 mil pessoas

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A programação acontece entre os dias 24 de março e 6 de abril, com apoio pela primeira vez na história do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor no Estado

O 33º Festival de Curitiba, evento cultural consolidado no Paraná, espera atrair grande público – interno e externo – e movimentar os setores de turismo e serviços. A programação acontece entre os dias 24 de março e 6 de abril, com apoio pela primeira vez na história do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor no Estado. Para a programação, são esperadas mais de 200 mil pessoas.

Além dos visitantes e plateia de fora, o evento traz também muitos profissionais e técnicos nacionais e internacionais, que chegam à Capital para trabalhar em cerca de 350 espetáculos, em 70 espaços da Capital e Região Metropolitana. O movimento impacta o turismo paranaense, uma vez que os profissionais entram em contato com os serviços ligado ao setor.

O diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, afirma que o movimento, tanto de espectadores quanto trabalhadores da área, é benéfico ao Estado. “Precisamos entender que o setor é amplo, porque o turista é aquele que viaja a lazer ou em busca de cultura, mas também pode ser alguém que está trabalhando em um destino”, diz.

Conforme a direção do Festival, mais de 1,8 mil artistas, técnicos e profissionais da cultura devem participar do evento – direta e indiretamente – no período. Outro detalhe é que cerca de 600 desses profissionais são de fora da Capital, com diárias e passagens subsidiadas pelo Festival, para atuação em diversas frentes da ampla programação cultural.

“Ou seja, esses mais de 600 profissionais da cultura que chegam à Curitiba a trabalho também são importantes, porque eles acabam se hospedando em hotéis, frequentando restaurantes e, quando possível, visitam um ou outro ponto turístico. Isso faz a economia turística girar, colabora para a geração de empregos e movimenta toda uma cadeia produtiva que envolve o setor”, explica Irapuan Cortes.

IMPACTO – Projeções feitas pela Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), Sindicato das Empresas Promotoras de Eventos (SINDIPROM-PR) e Federação das Empresas de Hospedagem, Gastronomia, Entretenimento, Lazer e Similares (Feturismo) – entidades filiadas à Confederação Nacional do Turismo (CNTur) – apontam que o movimento do Festival de Curitiba deve ser muito benéfico ao setor.

“Em 2024, estimávamos uma movimentação superior a R$ 20 milhões, e os resultados superaram as expectativas. Para 2025, com o suporte e a soma de atrações simultâneas ao longo de 15 dias, incluindo o Festival como carro-chefe e eventos paralelos, projetamos um crescimento de 50%, alcançando cerca de R$ 50 milhões em apenas duas semanas. Esse impacto beneficia diretamente a cadeia do turismo e serviços, além de aumentar a arrecadação de ISS e outros tributos para o poder público”, afirma Fábio Aguayo, presidente da Abrabar.

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