Aviões reforçam combate aos incêndios florestais no Paraná

Share

A partir desta terça-feira (17), o Paraná conta com o reforço de dois modelos de aviões para o combate aos incêndios florestais, especialmente em áreas de proteção e parques estaduais.

As aeronaves contratadas, Air Tractor AT-402B e Ipanema, têm capacidade para lançar 1.500 e 900 litros de água, respectivamente.

Esta medida faz parte de um pacote de R$ 24 milhões anunciado pelo governador Ratinho Junior, que inclui também a capacitação de 500 brigadistas para enfrentar os efeitos da estiagem.

Situação de emergência no Paraná

Desde o início de setembro, o estado está em situação de emergência devido à seca severa que afeta diversas regiões.

Como parte das ações, R$ 5 milhões do Fundo para Calamidades Públicas foram liberados para auxiliar municípios com caminhões-pipa, cisternas e cestas básicas.

As aeronaves partirão de bases em Ponta Grossa e São Gabriel do Oeste, sendo acionadas pela Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros conforme a necessidade.

Tecnologia e estratégia no combate a incêndios florestais

Além dos aviões, caminhões-pipa serão enviados aos locais de maior necessidade para fornecer suporte de água. O resfriamento das áreas mais afetadas pelos incêndios possibilitará o avanço seguro das equipes de bombeiros em solo.

Para aumentar a eficiência do combate, o governo do Paraná também iniciou a capacitação de 500 brigadistas em 100 municípios próximos a áreas de conservação.

As equipes receberão treinamento específico e equipamentos de combate, como abafadores e mochilas costais, visando ampliar a resposta às queimadas.

Desde o início do ano, mais de 11 mil focos de incêndios já foram registrados no estado, com o período de estiagem intensificando os problemas. A Defesa Civil classificou 12 dias de setembro como de alto risco para incêndios.

Veja também

Posts Relacionados