O trecho entre as ruas Buenos Aires e Dr. Alexandre Gutierrez será a 11ª região reconhecida pelo incentivo a gastronomia na capital
A Avenida Iguaçu será reconhecida como um novo polo gastronômico em Curitiba. O caráter gastronômico da região será contemplado pelo trecho entre as ruas Buenos Aires e Dr. Alexandre Gutierrez, nos bairros Rebouças e Batel. A iniciativa foi aprovada em primeiro turno pela Câmara Municipal de Curitiba.
A região tem grande concentração de restaurantes e bairros, defende o autor da proposta, Alexandre Leprevost (União). O projeto tem o objetivo de ampliar os incentivos para os empreendimentos do novo polo gastronômico de Curitiba, fortalecendo a região da Avenida Iguaçu, afirma Leprevost.
Com a criação do novo polo gastronômico, a Avenida Iguaçu poderá receber ações que melhorem o trânsito de veículos e de pedestres, a segurança local e a sinalização dos estabelecimentos. Além disso, o poder público deve trabalhar para repreender o comércio ambulante irregular na região e melhorar a harmonia estética, a iluminação e as calçadas.
Os empreendimentos da Avenida Iguaçu contarão com maior apoio para que apresentações musicais, poéticas e artísticas aconteçam na região e atraiam turistas.
O novo polo gastronômico de Curitiba, na Avenida Iguaçu, será o 11º a ser reconhecido na capital. De acordo com a Câmara de Curitiba, os polos gastronômicos são: “aglomerações urbanas, características por localizarem-se em locais de passagem comercial, capazes de promover a transformação para a expansão de produtos e serviços de natureza gastronômica”.
A criação e o incentivo a essa atividade está prevista no Plano Diretor de Curitiba.
Quais são os polos gastronômicos de Curitiba?
São reconhecidas como polos gastronômicos em Curitiba as regiões:
- da Itupava
- do Alto Juvevê
- da Avenida Salgado Filho
- de Santa Felicidade
- do Água Verde
- do Pinheirinho
- da Alameda Prudente de Moraes
- do Petit Batel
- do Jardim das Américas
- e Norte
Além do novo polo gastronômico de Curitiba, na Avenida Iguaçu, o legislativo municipal trabalha para a transformação da Praça Osório e da rua São Francisco em ambientes de incentivo aos empreendimentos desse tipo.