O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) removeu de suas redes sociais uma publicação contendo um discurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) direcionado a manifestantes que o apoiavam no Rio de Janeiro. A ação ocorreu no domingo (3/8) e levanta questões sobre o cumprimento de restrições judiciais impostas ao ex-presidente. Jair Bolsonaro está legalmente impedido de divulgar mensagens em redes sociais, mesmo que indiretamente, conforme decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Flávio Bolsonaro manteve a postagem no ar por algumas horas antes de excluí-la, demonstrando aparente conhecimento das limitações impostas ao pai. A restrição a Bolsonaro de usar as redes sociais abrange também a utilização de terceiros para contornar a ordem judicial. As manifestações de apoio ocorreram em diversas capitais do país, incluindo Brasília e São Paulo.
Durante o ato realizado em Copacabana, no Rio de Janeiro, Flávio Bolsonaro telefonou para o pai, que se dirigiu aos apoiadores com a mensagem: “Obrigado a todos. É pela nossa liberdade. Pelo nosso Brasil. Sempre estaremos juntos”. A mensagem, breve e carregada de simbolismo, acendeu o alerta sobre possível violação das condições impostas pela Justiça.
O *Metrópoles* buscou contato com o senador Flávio Bolsonaro e sua assessoria para obter um posicionamento sobre a remoção da postagem, porém, não obteve resposta até o momento. O espaço permanece aberto para eventuais esclarecimentos. Jair Bolsonaro está impedido de participar presencialmente de eventos devido às medidas cautelares determinadas por Moraes, que incluem o recolhimento domiciliar nos fins de semana e feriados, além do uso de tornozeleira eletrônica.
Jair Bolsonaro é réu no STF, acusado de envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022. A ação penal, sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, investiga se o ex-presidente agiu para se manter no poder mesmo após a derrota nas urnas.
Fonte: http://www.metropoles.com