Nova pesquisa consolida nome de Sergio Moro para governador do estado em 2026

Share

Em relação a vice-liderança, é praticamente uma dança de cadeiras, com vários nomes sendo ventilados em formato balão de ensaio

Os últimos três levantamentos divulgadas por diferentes institutos de pesquisa, sobre a intenção de voto dos paranaenses, consolidam o nome do senador Sergio Moro (União) para a sucessão do governador Ratinho Junior (PSD) em 2026.

Com intervalo de aproximadamente duas semanas, o Quaest e o Paraná Pesquisas, e mais recentemente o Instituto Carioca de Pesquisas de Opinião, mostram Moro no topo das citações. Em relação a vice-liderança, é praticamente uma dança de cadeiras, com vários nomes sendo ventilados em formato balão de ensaio.

De todos os nomes para uma provável disputa de 2026, um já está totalmente definido e os demais postulantes ainda são pura especulação e testes de viabilidade. A mais recente enquete do Instituto Opinião apenas confirma a liderança de Moro, com mais de 31,1% das intenções de votos.

O levantamento, feito de 5 a 10 de março, ouviu 5.000 pessoas em 25 cidades paranaenses, com 200 entrevistas em cada município. A lista inclui as cidades pólo de toas as regiões do Estado.

Em segundo lugar aparece pela primeira vez o nome do ex-prefeito de Londrina e ex-deputado federal Marcelo Belinati (PP), com 19,2%. O terceiro colocado é o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi (PSD), com 8,7% das preferências. Outros nomes aparecem com percentuais menores: Guto Silva (PSD) Enio Verri (PT), Darci Piana (PSD), Renato Adur (MDB) e Requião Filho (sem partido).

Além disso, 22,5% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar, enquanto 2,5% disseram que não escolheriam nenhum dos candidatos citados.

A pesquisa revela um cenário ainda em formação, com Sergio Moro consolidando uma vantagem significativa, mas com um grande percentual de indecisos que pode mudar o panorama eleitoral nos próximos meses. A forte presença de Moro na mídia nos últimos anos, por conta da Operação Lava Jato e por ter sido ministro da Justiça do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), parece contribuir para sua liderança, anotou o portal Central Sul News.

Tendência antecipada

A liderança de Sergio Moro para o Governo do Estado em 2026 foi antecipada no final de fevereiro por dois importantes institutos de pesquisa. Primeiro o Quase, que apontou o senador com 30% das intenções de voto, bem a frente do ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), que apareceu com 18%. A pesquisa, com margem de erro de 3 pontos percentuais, perguntou aos entrevistados em quem votariam caso as eleições para governador fossem hoje. Uma lista com alguns nomes foi apresentada.

O Paraná Pesquisas também captou o favoritismo de Moro em dados divulgados no final de fevereiro. No levantamento, que ouviu 1.652 paranaenses em 64 municípios entre os dias 22 e 25 de fevereiro, o senador aparece com 48% das intenções de votos, contra 25,5% do segundo colocado Rafael Greca. Os números indicam uma vitória do ex-juiz da Lava Jato já no primeiro turno.

Veja também

Posts Relacionados