O senador Sergio Moro (União) seria eleito governador do Paraná, se as eleições fossem realizadas hoje. Já a jornalista Cristina Graeml (sem partido), seria eleita em uma das vagas que o Paraná terá direito nas eleições gerais de outubro de 2026. As tendências foram captadas em nova rodada do instituto Neokemp divulgada nesta sexta-feira (10).
O levantamento, cujas coletas de dados foram realizadas nos dias 7 e 8 de janeiro, confirma a tendência já captada por outros institutos de pesquisas no Estado. A metodologia adotada pelo Neokepm distribuiu os questionários entre homens e mulheres em todas as regiões paranaenses.
Sergio Moro lidera nos diferentes cenários pesquisados. No primeiro, quando o entrevistador pergunta se a eleição fosse hoje em quem o eleitor votaria, o senador aparece com mais de 28,8% das indicações e tendência de alta, já que na primeira rodada, aparecia com 20,2%.
O senador aparece bem frente de Cristina Graeml, que somou 13,8% das intenções de voto, ante os 16,6% do primeiro levantamento. Na sequência aparecem o ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca (PSD) com 11,8% (14,5% na primeira) e Enio Verri (PT) com 11,8% (na primeira pontuou 5,5%).
Em um segundo cenário, sem Cristina Graeml, Sergio Moro aparece com 38,9% das intenções de votos, bem distante do segundo colocado, o deputado estadual e futuro presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi (PSD), que somou 9,9%.
O diretor-presidente da Itaipu, Enio Verri, aparece em terceiro com 6,3% das intenções de foto. 28,3% informaram não saber em quem votar enquanto 16,8% indicaram voto branco ou nulo. Mais de 31,4% acreditam que Moro será eleito governador, se fizer uma dobradinha com Cristina Graeml de vice.
Cristina Graeml, segundo o levantamento Neokemp, é a favorita para uma das vagas no Senado que estarão em disputa no próximo ano. Ela aparece com mais de 22,3% das intenções de voto, a frente de Gleisi Hoffmann (PT) com 13,9%, Felipe Barros (PL) com 11,3% e Nelson Padovani (União) com 3%.
O levantamento, disponível no PDF abaixo, traz ainda informações sobre a corrida eleitoral para presidência da República, que tem na liderança o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com mais de 35% das intenções de voto, mesmo estando inelegível até 2030. O presidente Lula (PT) aparece em segundo com aproximadamente 20% das intenções de votos dos paranaenses, mesmo percentual do governador Ratinho Junior (PSD).