2026 está longe? Que nada, as urnas do último domingo dizem muito!
Quem pensa que a eleição de 2026, para a sucessão do governador Ratinho Junior (PSD) está longe, é bom rever o entendimento. Espertos em política botaram a lupa no primeiro turno das eleições e entendem que o recado diz muito.
Em primeiro aparece o senador Sergio Moro (União Brasil), que garantiu a vitória de aliados em importantes municípios. Do outro, o PT do presidente Lula, que elegeu penas três prefeituras. Até o PSD de Ratinho Junior não teve lá o sucesso que esperava.
Quem mais demonstrou fragilidade eleitoral no Paraná foi o PT, que em 2020 ganhou 8 prefeituras e a partir de 2025 vai administrar três cidades: São João do Triunfo, Santa Maria do Oeste e Paraíso do Norte. Coincidentemente nas três disputas o PT venceu o PSD de Ratinho.
Sergio Moro, ex-juiz da Operação Lava Jato e que aparece como principal nome para 2026, contabilizou a eleição de aliados e marcando posição em diversos municípios do Paraná.
Em Guaíra, cidade símbolo do Marco Temporal do Brasil, Moro se destacou e garantiu a vitória de Gile com mais de 62,3% dos votos, em Paranavaí o apoio do senador foi fundamental para a vitória de Maurício Gehlen com mais de 66,6% dos votos. Em Clevelândia, Rafaela Losi venceu com mais de 53,5% dos votos válidos. Ainda no Sudoeste, o município de Francisco Beltrão teve a vitória de Antônio Pedron, terra do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano. Pedron venceu a disputa com mais de 62% dos votos, contra 25% de Bonetti, do PSD.
Moro também garantiu presença no segundo turno em dois importantes municípios do estado – Londrina e Ponta Grossa. No primeiro, Tiago Amaral passou para o segundo turno como amplo favorito com mais de 42,6%, contra a Professora Maria Tereza, que recebeu 23,6% dos votos no primeiro turno.
Em Ponta Grossa, Sergio Moro garantiu no segundo turno a aliada e atual prefeita Elizabeth Schmidt que recebeu 27,5% dos votos, quase o mesmo percentual de Mabel Canto.
Já o PSD de Ratinho Junior, perdeu em 87 cidades onde participou do pleito, o que representa um fracasso em pelo menos 65% dos municípios onde tentou emplacar aliados.
“Nem na terra natal, Jandaia do Sul, Ratinho Junior saiu vencedor, curiosamente mostrando mais fragilidade”, comentou uma fonte consultada pelo site.