Zé Elias anuncia ampliação de convênios em visita à Unioeste de Foz do Iguaçu

Share

Candidato recebeu demandas da universidade estadual e falou sobre necessidade de fortalecer as parcerias com a instituição de ensino superior

A Prefeitura vai ampliar, a partir de janeiro de 2025, os convênios com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O anúncio é de Zé Elias 44, candidato a prefeito pela chapa “A União Faz a Foz”, que tem como vice o arquiteto Leandro Costa. Em visita ao campus de Foz do Iguaçu, Zé Elias destacou que a educação é uma das prioridades do seu Plano de Governo e vem ao encontro dos anseios da maior universidade do Paraná.

A necessidade de ampliação e do fortalecimento de parcerias e convênios entre município e instituição de ensino também foi apresentada como demanda pelo diretor do campus de Foz do Iguaçu, Sérgio Fabriz, que recebeu o candidato. “A universidade é um laboratório livre. Ela deve estar na comunidade, não pode estar fechada em si”, comentou Zé Elias.

Para ele, a ampliação de convênios já existentes, a exemplo do realizado com o curso de Enfermagem, na Qualificação Multiprofissional em Assistência Hospitalar, no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, também deve ser estendida a outras áreas como a Pedagogia, com mais incentivos e educação continuada aos docentes.

A parceria na área de saúde propicia melhor formação e qualificação dos profissionais formados pela instituição, especialmente nos serviços prestados à comunidade. Estão incluídos no serviço, além de graduandos, outros profissionais da área de saúde, como farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas. “Queremos fortalecer o que já é feito e vem dando excelentes resultados”, disse Zé Elias.

Pedagogos
Além de Enfermagem, outro curso com alta demanda é o de Pedagogia. “Temos um déficit na cidade de professores e professoras, e temos a intenção de fortalecer a formação desses profissionais aqui na universidade, mas também poder oferecer um local digno de trabalho para que os profissionais permaneçam na cidade”, comentou o candidato. Zé Elias ainda confirmou o interesse do município em promover uma formação continuada aos professores.

Outra iniciativa proposta é a valorização das licenciaturas. Muitos cursos têm sofrido com a evasão e falta de novas turmas. “Precisamos unir forças, e a universidade precisa estar presente para que a valorização desses profissionais que saem daqui seja revista pela sociedade, e isso acontece com investimento, além do conhecimento ofertado”, disse o candidato.

Projetos de extensão
“Hoje, carreiras como nas engenharias sofrem com a evasão de mão-de-obra qualificada, formada pela Unioeste”, destacou Leandro Costa. De acordo com o candidato a vice-prefeito do União Brasil, a educação é fundamental para a formação de profissionais capacitados para melhorar a qualidade de vida da população.

A universidade conta hoje com dois mil alunos. E outras demandas, como a falta de segurança para quem estuda no período da noite, a abertura de um trecho para prolongamento da Avenida Paraná, para facilitar o trajeto até a instituição, além da necessidade da construção de uma unidade de saúde escola dentro da área do campus, também foram apresentadas pelo diretor.

Veja também

Posts Relacionados