O União Brasil lançou neste domingo, 23, a pré-candidatura do empresário Zé Elias Castro Gomes a prefeito de Foz do Iguaçu e uma lista com 25 pré-candidatos à Câmara de Vereadores. O senador Sérgio Moro participou do encontro que reuniu mais de 500 pessoas no Hotel Carimã e o ex-deputado Deltan Dallagnol (Novo) deu seu “apoio pessoal” ao pré-candidato Zé Elias. O empresário também recebeu apoio do deputado Matheus Laiola (União Brasil).
“Quero participar da vida desta cidade de forma ainda mais ativa, nítida e cotidiana. Não apenas por me considerar preparado para o desafio, mas principalmente porque moramos em um município que precisa de socorro. Vivemos em uma cidade sequestrada. Que arca com o peso da máquina pública e de seus quase 300 cargos comissionados, muitos dos quais ocupados por cabos eleitorais totalmente despreparados, sem a devida qualificação para as funções de necessidade pública das quais são responsáveis, ganhando mais que técnicos concursados. Podemos cortar 80% dos cargos comissionados e caso seja necessário preencher essas vagas será por concurso público”, disse Zé Elias no encontro.
Os cargos comissionados, segundo Zé Elias, geram despesas que ficam entre R$ 30 e R$ 40 milhões anuais. “Poderíamos zerar o déficit de vagas das creches, poderíamos ampliar e melhorar a saúde pública, poderíamos incrementar a tecnologia utilizada para a segurança dos cidadãos”, completa o pré-candidato que está sistematizando o plano de governo do União Brasil para Foz do Iguaçu.
Zé Elias afirma que a cidade vive uma crise de serviços básicos oferecidos “de forma terrivelmente precária” à população. “Moramos em uma cidade turística que convive com a insegurança e o lixo nas ruas, o que afasta os visitantes”. “Mais da metade da população ganha menos de dois salários mínimos. Somos uma cidade dependente do Bolsa Família, quase um terço da população é beneficiária do programa. Mais de quatro mil iguaçuenses precisam trabalhar em cidades vizinhas por não encontrar oportunidades em seu próprio município”, aponta.
Apoio de Moro e Deltan
Sérgio Moro disse que Zé Elias tem o perfil de um novo gestor público que todas as cidades precisam nas prefeituras. “Além da capacidade, o Zé Elias tem a preocupação fundamental com a racionalização dos gastos com as despesas do setor público, o enxugamento da máquina pública, o combate contínuo à corrupção, o que dará condições de oferecer serviços públicos de excelência e qualidade a população”.
“Foz precisa de alguém preparado, com visão de futuro, e não volta ao passado. Com alinhamento comigo no Senado em Brasília, faremos grandes mudanças em Foz do Iguaçu e colocá-la no devido lugar no plano nacional e internacional, por seu potencial turístico e logístico, mas principalmente sendo uma cidade aprazível e com qualidade de vida à seus moradores”, completou Moro que visitou a feirinha da JK na segunda-feira (24) e projetos sociais em Foz do Iguaçu.
O ex-deputado Deltan Dallagnol disse que Foz saiu do noticiário policial, mas que sua beleza natural deve ser acompanhada pela beleza humana. “Uma Foz do Iguaçu de pessoas íntegras que trabalham de manhã à noite para construir uma cidade, um Paraná e um Brasil melhor, para dar o melhor pra sua família e assim fazer a sociedade prosperar”.
Convenção
Dallagnol reitera que os moradores de Foz do Iguaçu podem construir uma cidade com competência e boa gestão. “Para isso, precisamos de pessoas que busquem honestidade e as melhores práticas da gestão deem um passo à frente e vão para a política fazer a diferença. Eu agradeço a todos aqueles que fazem isso, ao Zé Elias, a todos aqueles que como você vão seguir o seu exemplo ou que estão ao seu lado dando esse passo a frente para fazer a diferença. Eu desejo a vocês uma boa sorte e uma boa sorte pra Foz do Iguaçu, para o Paraná e para o Brasil”, completou
“Eu venho dar o meu apoio ao Zé Elias, um empresário que sempre gerou muito emprego, sempre gerou renda para a cidade de Foz do Iguaçu e também contar com o apoio para fazer uma Foz do Iguaçu melhor”, disse o deputado Matheus Laiola em vídeo exibido no encontro.
Zé Elias adiantou que, além de sistematizar o plano de governo, o União Brasil vai inaugurar o diretório na rua Almirante Barroso, 1212, e que a homologação das candidaturas de prefeito, vice, vereadores e a política de alianças se darão em convenção municipal entre 20 de julho e 6 de agosto. A chapa de vereadores terá 16 candidatos.
Com informações do Diário de Foz