7 de Setembro Marcado por Protestos Polêmicos em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro

Share

O feriado de 7 de Setembro foi palco de manifestações polarizadas em importantes capitais do país. Em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, grupos de esquerda e direita se reuniram para expressar suas opiniões sobre temas como a soberania nacional, a possível anistia para envolvidos nos eventos de 8 de Janeiro e críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF). Os protestos evidenciaram a divisão política que ainda marca o cenário brasileiro.

Em Brasília, manifestantes de direita se concentraram para pedir a libertação do ex-presidente Jair Bolsonaro, além de defender uma anistia ampla e o impeachment do ministro Alexandre de Moraes. A Polícia Militar do DF não divulgou estimativas oficiais de público, mas os organizadores afirmaram que cerca de 30 mil pessoas compareceram ao evento próximo à Torre de TV. Em contrapartida, um grupo menor de manifestantes de esquerda se reuniu na Praça Zumbi dos Palmares para o Grito dos Excluídos, defendendo a soberania nacional e rejeitando a anistia aos acusados de envolvimento em atos golpistas.

Em São Paulo, a Praça da República foi o ponto de encontro de manifestantes de esquerda, que protestaram com bonecos infláveis de Bolsonaro vestido de presidiário e de Donald Trump. Os manifestantes criticaram a anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro e a possível interferência do governo Trump no julgamento de Bolsonaro. “O Brasil é dos brasileiros”, dizia uma das faixas, resumindo o tom da manifestação.

Enquanto isso, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o prefeito da capital, Ricardo Nunes, participaram do desfile cívico-militar no Sambódromo do Anhembi. Mais tarde, um ato da direita estava marcado para a Avenida Paulista, com a presença de figuras como Michelle Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, Nikolas Ferreira e Silas Malafaia.

No Rio de Janeiro, o dia foi marcado por manifestações pró e contra a anistia. O tradicional desfile cívico-militar ocorreu no Centro, enquanto protestos de ambos os lados foram registrados em diferentes pontos da cidade. Em Copacabana, um evento pró-Bolsonaro e pró-anistia reuniu milhares de pessoas com faixas contra o STF e o ministro Alexandre de Moraes, com a presença do senador Flávio Bolsonaro e a expectativa da chegada do governador Cláudio Castro.

Fonte: http://www.metropoles.com

Veja também

Posts Relacionados