Setor de gastronomia e entretenimento amplia ajuda aos desabrigados do RS

Entidade do setor diz que é importante e muito bonita esta união em um objetivo, mas é preciso ficar atento para os donativos chegarem aos que estão precisando

O setor de gastronomia e entretenimento ampliou adesão as ações em solidariedade aos milhares de desabrigados pelas chuvas das últimas semanas no Rio Grande do Sul. A mobilização foi encampada pela Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), que vem divulgando em suas redes sociais o nome e endereços das casas que realizam promoções beneficentes e se colocam como ponto de arrecadação dos produtos alimentícios, de higiene, agasalhos, ração, água, entre outros.

As enchentes no Rio Grande do Sul contabilizam quase 150 desaparecidos, 126 mortos e afetou aproximadamente 1,9 milhão de habitantes, conforme boletim da Defesa Civil do Estado. Muitos municípios estão praticamente isolados devido a queda de pontes e erosão nas estradas. Neste momento é fundamental garantir aos moradores acesso a produtos básicos para preparar uma refeição, uma roupa confortável para o inverno que se aproxima, alimentar os bichos de estimação.

“O nosso setor está dando um belo exemplo de engajamento, recebendo donativos e fazendo diversas promoções para ajudar também financeiramente nossos irmãos gaúchos”, diz o presidente da Abrabar, Fabio Aguayo. Um destes exemplos é o megashow solidário com Mc Daniel, Dilsinho e Vitinho, que acontece no próximo dia 19 de maio no Complexo Durival Britto e Silva, a Vila Capanema, em Curitiba.

A promoção é da CWB Brasil e do Grupo Fire Entretenimento, com os nomes do momento do pagode e do funk nacional, que se somam as produtoras para destinar 100% de seus cachês e bilheteria para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. “Será uma apresentação histórica que ficará marcada pela solidariedade e empatia”, diz o empresário João Guilherme Leprevost.

Mobilização da Abrabar engajou setor de bares, restaurantes e casas noturnas no movimento de solidariedade às vítimas da enchente no RS
Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

A adesão nas ações de solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul tem ganhado adesão de diversos estabelecimentos do setor, desde o início da mobilização da Abrabar. O Karaokê Bar realizou diversas promoções com entrada a 2 quilos de alimentos não perecíveis, o Clay Highway Bar de Curitiba realizou o “Show Rock do Bem – Rio Grande do Sul” e o o grupo Tatuadores Solidários o maior Flash Day Solidário de tatuagem do país no final de semana. Os recursos da portaria e das inscrições foi 100% destinado para auxiliar os desabrigados.

Destino correto
Para o presidente da Abrabar, a mobilização neste movimento mostra o espírito de solidariedade do setor, mas é preciso muita responsabilidade em fazer os donativos chegarem a quem realmente precisa. “Queremos tranquilizar as pessoas que estão doando nos bares, restaurante, casas noturnas, que o nosso setor está totalmente engajado. Temos no nosso site a relação dos estabelecimentos que estão fazendo não só shows beneficentes para doar a arrecadação da entrada para o RS, mas também arrecadando mantimentos, limpeza, ração de animais”, disse Aguayo.

“Temos vídeos dos nossos empresários levando isso, alguns por conta própria para o Rio Grande do Sul e também para os pontos indicados pelas autoridades como Corpo de Bombeiros ou prefeitura e governo do estado. Queremos tranquilizar todos que estamos fazendo um trabalho sério mas, infelizmente tem pessoas que usam a boa fé das pessoas para praticar maldades e não entregar, mas com nós é diferente e vamos prestar contas de tudo”, concluiu o presidente da Abrabar.

A lista atualizada dos estabelecimentos participantes da ação está no site da Abrabar – https://abrabar.com.br/doacoes-as-vitimas-das-enchentes-no-rs